quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O Ano Novo

O Ano Novo marca o começo do calendário.
A celebração do Ano é também conhecida por Reveillon que em português significa despertar.
Desde os tempos mais antigos, ainda antes da Era Cristã, que se comemora o Ano Novo. As festas estavam relacionadas com o calendário agrícola, altura em que se celebrava o despertar da Primavera, que no hemisfério sul coincide com o princípio do ano. As resoluções de Ano Novo consistiam na troca de utensílios agrícolas e votos de boas colheitas.
Júlio César foi o imperador romano que decretou o 1º de Janeiro como o Dia de Ano Novo. O primeiro mês do calendário dá pelo nome de Janeiro por ter a sua origem no deus Jano. Representado com duas caras, o deus dos portões tem uma face para a frente e outra para trás.
No Império Romano, a mudança de ano era marcada por uma descontracção geral. Durante 12 dias, o Festival de Saturno, deus da agricultura, sinalizava o fim do ano velho e a regeneração do mundo. Nestas festividades tudo era permitido: os prisioneiros eram libertados, algumas leis eram abolidas, abrindo caminho à desordem.
Os povos Celtas comemoravam o Ano Novo mais cedo, logo em Outubro. Os rituais realizavam-se em honra dos ancestrais. As magias eram fundamentais para atrair sorte e abundância no Ano Novo.

3 comentários:

Miepeee disse...

Fizeste-me lembrar o Prof.Jose Hermano Saraiva.
Quanto a ultima parte do texto, vai haver muita gente a ter de fazer magia para ter alguma abundancia em 2009.
Beijinho e bom ano.

Lita disse...

Gostei.
Todas as tradições têm uma história.
É bom passar pro elas para lhes dar novos significados...

sonhos/pesadelos disse...

não tinha conhecimento de nada disso...muito obrigada!!!já aprendi algo no ano novo.
bjs endiabrados

Related Posts with Thumbnails