quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Superstições de Ano Novo

À semelhança do Natal também as superstições tomam conta da Passagem de Ano. Aqui ficam algumas desses rituais que muitos não arriscam falhar.
A mais comum de todas consiste em comer doze passas ao som das primeiras doze badaladas do novo ano. A cada uma das passas deve corresponder um desejo, que «deverá realizar-se» se tudo for efectuado da forma correcta.
Algumas pessoas acreditam também que passar o ano com dinheiro na mão fará com que este não falte o resto do ano. Avisa-se também que atravessar o reveillon de bolsos vazios não é aconselhável e pode prolongar esse estado de pobreza durante os próximos 365 dias.
Apesar de, na grande maioria, a celebração ser algo de natural durante uma passagem de ano, a barulheira pode também ser encarada como uma superstição. Tudo porque, como diz a tradição, a alegria barulhenta afasta os maus espíritos e, portanto, «aconselha-se» o alarido em redor dos tachos e das panelas nem que seja para prevenir.
Uma superstição que divide mais pessoas está relacionada com a roupa interior. Uns defendem o uso de cuecas azuis. Outros avançam com a proposta de cuecas vermelhas. Ambos os lados referem que a peça tem de ser nova. Mas existe uma teoria para cada cor. Azul resulta em boa sorte e melhor comunicação com os outros. Amarela ajuda a resolver os problemas económicos. Vermelho para o sucesso em questões amorosas. Castanho melhora a carreira profissional. Branco para os que procuram a paz e não questões materiais. E o verde para a tão clássica saúde.
Ainda mais curiosa é a superstição que recomenda a não ingestão de carne de aves na última refeição do ano. Diz a tradição que assim se evita que a felicidade «voe» para bem longe. O chocolate, por outro lado, é recomendado já que atrai riquezas.
Acima de tudo, e não só por superstição, não se deve discutir no primeiro dia do ano. Ou então, referem os mais supersticiosos, os restantes 364 dias do ano vão seguir o mesmo mote: o das discussões e barafundas.

3 comentários:

Miepeee disse...

Nao cumpri ritual nenhum, amanha podes ler no meu estamine porque e que nem passas comi.
Chocolate....hum, vais ficar milionario.....ahahahah
Beijinho.

sonhos/pesadelos disse...

credo!!!devia de ter lido isto ontem...vou ter 364 dias de discussões?morro já antes.
hi hi

ઇઉ Aralis ઇઉ disse...

'Tou tramada...
Comi aves, e discuti...lol
Bolas..mas comi muito chocolate e tinha dinheiro no bolso e lingerie nova, e roupa nova tb...lol...será que ajuda alguma coisa?
Bom, agora a sério sou mais da crença que na nossa cabecita é que está td e acreditando td se concretiza, e nós é que o fazemos não os rituais...

Jokitas enormes

Related Posts with Thumbnails