quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Querida, escolhi o preservativo

Situação complexa: como escolher o modelo adequado para diferentes ocasiões?

Acompanhei com perplexidade a polémica da eventual distribuição de preservativos nas escolas. Ouvi com atenção os argumentos indignados dos pais que falam "daquilo" como se tratasse de um artefacto erótico com características afrodisíacas cuja simples visão leva ao deboche. Ao que sei, trata-se somente de uma maneira eficaz de plastificar o penduricalho masculino, de modo a evitar gravidezes e doenças sexualmente transmissíveis, ficando-lhe muitas vezes reservada a mera função de êmbolo estanque.
O que mais se destacou foi o desdém da geração pós-30 em relação ao preservativo, como se fosse "coisa para malta jovem" e já não lhes dissesse respeito, e pertencesse ao passado. Tendo em conta a taxa de divórcio em Portugal e o elevadíssimo índice de gabarolice reinante - que faz parecer que toda a gente anda a trair-se numa imensa suruba nacional para que não sou convidado - convinha que houvesse algum conhecimento sobre o uso do preservativo. E, ao que parece, não há. Raramente se vêem pessoas a comprar nos supermercados e quando alguém o faz ainda olham, sim olham, como quem topa tudo "ah, este vai dar uma, e não é com a 'legítima' porque senão para quê os preservativos?" E há os ignorantes: os denominados recém-separados.
Um divorciado é muitas vezes um franguinho vivo deitado na floresta escura. "Estive muitos anos casado e agora não sei o que fazer... que tipo de preservativos é que compro?", perguntam-me como se fosse algum manual vivo de tamanhos de pirilau e saberes orgásmicos. A situação é a seguinte: na última década, como em todos os sectores de consumo, o preservativo explodiu numa multitude segmentada e não é o amigo solteirão que o vai desenrascar. Há certas coisas que terá de ser o próprio a resolver. Esta é uma delas. Mas há umas dicas genéricas que se podem avançar.
A primeira e mais evidente é a de que não parece adequado começar com palhaçadas de fluorescentes, sabores e texturas pontiagudas. O que é que você vai querer dizer de si quando se apresentar pelado e com isso enfiado? Um primo do Batatoon? Um ambientador de pêssego? O carrasco do último auto-de-fé? O objectivo é não se lembrar sufocantemente que o preservativo está lá em baixo. Nem que "ele" agora se transformou num néon luminoso de sabor a menta. Manter a dignidade é sempre uma boa estratégia.
No momento da compra tem que saber ao que vai e o que tem. É uma decisão complexa, pois o preservativo é algo elaborado cientificamente para diversos usos e objectivos, com diferentes resistências, efeitos "retardantes", "contacto total" de "sensação extra", "extra large", "sensação calor" ou "benzocaína para prolongar"... e estou a falar dos que se vendem nas farmácias, junto a umas caixinhas para brincadeirinhas da mesma marca, ali ao lado dos batons para a praia.
Mas vamos aos "factos da vida". O ideal seria comprar uma gama de preservativos diferentes, ir calmamente para casa, abrir um bom vinho, vestir o roupão à Hefner, arranjar um qualquer estímulo visual que o erice e preparar-se para perder algum tempo a testar o material tendo em conta a sua morfologia, as suas capacidades, a gestão da eventual ansiedade, e a sua desenvoltura em desenrolar eficazmente o látex...Tem a sua arte. E lembrar-se que há um 'momento-choque' em que vai ter que quebrar a fluidez da sua coreografia para fazer saltar magicamente a borrachita e não quererá deixar nas mãos do improviso para quando está nervoso e atrapalhado. Este é pois um conselho sensato. Teste os preservativos. Ganhe autoconfiança. É o que serve melhor os seus interesses. Dê-lhe uns piparotes, bamboleie-se. Não há como captar o modo de funcionamento no recato para depois não cair no ridículo e o ridículo fazê-lo cair numa qualquer situação indesejada.
Texto de Luis Pedro Nunes

5 comentários:

Sandra disse...

Excelente texto! Com um sentido de humor único e peculiar mas com um objectivo e mensagem bem fundamental: Usem Sempre o preservativo!
Deixo uma sugestão...que tal publicar um post de como deve ser colocado o preservativo correctamente. Nem todos os teus leitores serão homens e quem sabe, nós as mulheres, podemos auxiliar-vos na hora da colocação do dito? Deixa de ser uma tarefa desesperante na hora do desejo de partir para a concretização do acto tão desejado...para ser algo sensualmente partilhado e sem quebra de ritmo ou harmonia entre dois seres. Deixa de ser tarefa solitária para ser, sim, um momento a dois e quem sabe algo menos embaraçoso para os que têm dificuldades na sua colocação?

Larose disse...

ADOREI ....muito elucidativo e sem floreados ....se não te importares vou fazer link para aqui!

Skywalker disse...

Sandra, quanto à tua sugestão, terei que pensar, eheheh


Larosse, claro que não me importo

beijokas

mjf disse...

Olá!

Genialmente bem escrito...adorei!
Mas sabes os putos ( eles e elas) quando vão pedir preservativos, são ensinados a usa- los e vêem um video ( alguns)da APF em relação com o uso e vantagens do mesmo....
Este ensino é feito pelas enfermeiras do planeamento familiar...
Acho que estão a ficar melhor preparados, neste aspecto, que a maioria dos Pais:=(((

Beijocas

paulofski disse...

Muito bom o texto. Depois da inesperada pergunta que o meu filho me fez há tempos, ó pai o que é ejaculação precoce, no dia seguinte recebeu uma caixinha de "supresas". Ainda a tem e só falta um. Falta o que serviu para lhe demonstrar como aquilo funciona!

Related Posts with Thumbnails