terça-feira, 13 de outubro de 2009

Incêndos subterrâneos

Incêndio subterrâneo lavra em Espanha há quatro anos!!!


O subsolo do parque nacional espanhol Tablas de Daimiel está a arder há quatro anos. São muitas as zonas onde os turistas e veículos não podem passar, uma vez que as fendas abundam no solo fumegante.O El País explica que, durante milhares de anos, a matéria orgânica foi acumulando debaixo da água dos lagos das Tablas. O ambiente é propício ao desenvolvimento de turfa, que, quando perde água e o solo seca, se encolhe e cria fendas no terreno.A turfa forma-se na ausência de oxigénio. Quando o ar começa a circular, começa a oxidar e aquece. A autocombustão surge quando a turfa aquece demasiado. E este é o fenómeno que dura há quatro anos, nas Tablas de Daimiel.
Pois é... De Espanha diz o povo que nem bons ventos, nem bons casamentos.
Mas agora virem dar ideias aos pirómanos nacionais já é demais.

3 comentários:

Sandra disse...

Desta notícia apenas deixo aqui a esperança que, um dia, o Governo Espanhol e todas as pessoas interessadas consigam encontrar as soluções certas para resolver este Desastre Ecológico...Faço votos disso e a Natureza e todos Nós, agradecemos esse esforço e luta!
Quanto ao ditado popular de Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos...desculpa, mas discordo contigo, amigo Skywalker...estarás condicionado por toda uma cultura e pensamento histórico que vem do tempo em que a Monarquia Portuguesa teve como governantes Reis Espanhóis...não será isso?
Espero ouvir mais de ti! E continuação do teu bom trabalho por aqui, que sigo com muito interesse, surpresa, diversão...e que muitas vezes me leva a questionar o mundo que nos rodeia e a nós mesmos enquanto seres humanos inteligentes. Por isso, OBRIGADA por publicares o que te interessa, te faz rir, o que questionas, informas e partilhas com toda esta comunidade...Bem hajas, por isso!
Muita luz para ti!

E. Raposo disse...

Desastres ecológicos.

É pena não cuidarem do ambiente.

sonhos/pesadelos disse...

saudade de te ler amigo...
bjs endiabrados

Related Posts with Thumbnails