sábado, 6 de fevereiro de 2010

Salários


Ministra do Trabalho diz que empresas devem aumentar salários.

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, disse, em entrevista ao “Jornal de Notícias”, que «é preciso aumentar salários».

«As entidades patronais têm que perceber que o modelo de desenvolvimento do país não pode ser baseado nos baixos salários», disse.

E eu pergunto: Se os governantes têm consciência dessa realidade, porque não aumentam o SMN (salário minímo nacional, ou numa versão mais popular Salário de Miséria Nacional) ?

Teria um impacto negativo nas contas públicas? Sem dúvida, uma vez que todos os salários da função pública estão indexados ao SMN, e isso provocaria um descalabro ainda maior nas finanças do Estado porque o estado é o maior empregador em Portugal (consequência de 25 anos de governação de esquerda em Portugal nos 35 de Democracia) . O que eu entendo, em tempo de crise há que poupar, e, esta não será a melhor altura para nivelar os salários em Portugal pela média Europeia.

Tenho uma outra duvida...

Vivo e trabalho num país em que o salário minimo é superior a 1.000 euros por mês, no entanto, quando vou ás compras, ao supermercado, comprar roupa, e até na generalidade dos serviços como telecomunicações, água, etc. os custos são semelhantes aos praticados em Portugal.

Penso que se em Portugal não se pode aumentar os salários para niveis europeus, porque não baixar os custos? É que a maior fatia do que pagamos seja no que for destina-se a pagar salários, e como são baixos não vejo justificação para que o nível de vida em Portugal seja equiparável á da média europeia e os salários apenas se possam comparar com países de terceiro mundo.

1 comentário:

Sandra disse...

Pena é que as declarações não passem a acção efectiva por parte de quem nos Governa...Muito dificilmente Portugal chegará a ter Salário Mínimo Nacional como os mais altos de alguns Países Europeus...isso acontecerá num futuro muito distante, quem sabe no futuro dos nossos filhos, e falo daqueles que os têm ainda pequenos...ehehehehe...triste realidade a nossa ou a nossa visão de dias melhores em que o trabalho que produzimos e realizamos, será realmente pago por um justo valor...

Realmente o nosso Salário Mínimo Nacional tem que ser apelidado pelo de Salário de Miséria Nacional ....(com o seu valor monetário nem se pode chamar de salário mínimo...quem é que consegue viver dignamente dele????)

Parabéns pelo post, venham mais destes!

Related Posts with Thumbnails