sábado, 23 de maio de 2009

Mudam-se os tempos

Mudam-se as responsabilidades.
No período de tempo espelhado no cartoon as mudanças que ocorreram no ensino em Portugal visaram única e simplesmente facilitar a a vida aos estudantes.
O objectivo a alcançar desde Abrl de 1974 foi o de produzir licenciados em tudo e mais um boneco, já que o país estava carenciado de cidadãos com formação académica superior.
Até aqui nada a opôr.
Quanto melhores qualificações a população tenha, mais possibilidades tem o país de se desenvolver e crescer económica e socialmente.
(Não, não vou referir que o sistema de ensino está tão avançado em Portugal, que até o actual Primeiro Ministro tirou a sua licenciatura por fax e aos Domingos).
O que me faz escrever hoje é ter conhecimento através de quem a missão de ensinar que os comportamentos recentes relativos às avaliações escolares das crianças,vêm de quem devia cuidar de que as notas sejam realmente dignas das conversas com amigos e colegas em que se exultam os bons resultados escolares dos filhos.
Sim, são os pais com mais formação académica que têm estes comportamentos.
Penso que sofrem de um desiquilibrio entre a formação académica e a formação pessoal.
Felizmente parece que não são assim tantos como isso e a avaliar pela minha filha e pelos seus amigos estou convicto que está a preparar-se uma nova geração mais exigente com ela própria do que com terceiros, e mais responsável relativamente às suas responsabilidades sociais.

2 comentários:

turra disse...

O ser professor neste momento, é realmente uma profissão difícil, pois temos de ensinar e formar os nossos alunos, temos de ter muita diplomacia em falar com os pais, porque estes, com "a grande procupação do parecer e não do ser", vivem num mundo do consumismo e do deixa andar, que se esquecem do mais importante: EDUCAR OS FILHOS!
Com esta ministra, vai ser dificil o professor voltar a ter apenas a responsabilidade de ensinar e formar as suas crianças, visto sermos "obrigados" a passar quem deve e quem não deve; de aturar más educações...coitadinhos dos meninos que ficam traumatizados com um belo raspanete!
No entanto tens razão quando dizes que alguns jovens estão preocupados com a seu futuro, mas ainda são poucos...

SolitaFit disse...

realemente, está bem real esta imagem.

Related Posts with Thumbnails